No último dia 11 de julho, foi realizada a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social em Rubiataba, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social e apoiada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento ocorreu no Salão Lions Clube Rubiataba e teve início às 08:00, estendendo-se até às 16:00.

A conferência reuniu representantes da sociedade civil, profissionais da área e gestores públicos, com o objetivo de discutir e propor medidas que contribuam para a melhoria da Assistência Social no município. O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Tiago da Costa Barros, e a Secretária Municipal de Assistência Social, Samara Alves Camargo da Silva, foram fundamentais para o sucesso do evento.

Durante a conferência, os participantes foram divididos em grupos, de acordo com cinco eixos temáticos, nos quais foram debatidas questões essenciais para o aprimoramento do setor:

Eixo 1: Financiamento
A discussão girou em torno da necessidade de garantir recursos adequados para a Assistência Social, visando à ampliação e melhoria dos serviços prestados à população.

Eixo 2: Controle Social
Os participantes abordaram a importância da participação da sociedade na gestão e fiscalização das políticas sociais, enfatizando a transparência e a necessidade de fortalecer o controle social.

Eixo 3: Articulação entre os segmentos
A articulação entre os diversos setores da sociedade foi destacada como fundamental para uma atuação efetiva da Assistência Social, promovendo parcerias e integração entre os agentes envolvidos.

Eixo 4: Serviços, programas e projetos
Neste eixo, os presentes discutiram formas de aprimorar os serviços, programas e projetos oferecidos pela Assistência Social, buscando maior eficiência e atendimento às demandas da comunidade.

Eixo 5: Benefício e transferência de renda
Foram abordadas estratégias para aprimorar os benefícios e programas de transferência de renda, visando à redução das desigualdades e à promoção da inclusão social.

As discussões e propostas surgidas durante a conferência têm como objetivo contribuir para a elaboração de propostas a serem apresentadas nas próximas Conferências Estadual e Nacional de Assistência Social, previstas para ocorrer ainda em 2023.

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social em Rubiataba fortaleceu o diálogo entre os diversos atores envolvidos na área e reafirmou o compromisso do município em buscar constantemente melhorias para a Assistência Social. O evento foi marcado pela participação ativa dos presentes, que se dedicaram a construir propostas e soluções que beneficiem toda a comunidade.